ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO
MÓRULA
Mórula é um dos estágios do desenvolvimento pré-embrionário, precisamente o quarto estágio da segmentação celular que acontece após o óvulo ser fertilizado pelo espermatozoide. A formação da mórula representa a última etapa da fase de clivagem (divisão celular) e precede o blastocisto na evolução do embrião.
BLÁSTULA
A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido. Na etapa seguinte, chamada de gastrulação, as células embrionárias continuam a multiplicação e começam a se organizar para a formação da gástrula.
GÁSTRULA
Gástrula é um embrião metazoário em estado inicial de formação de camada germinativa após o estágio de blástula, consistindo de um corpo parecido com uma cúpula de duas camadas de células, o ectoderma e endoderma, envolvendo uma cavidade central, ou tubo digestivo, que se abre para o exterior pelo blastóporo
NÊUROLA
Nêurula é o estágio do desenvolvimento do embrião em que se pode verificar, na sua superfície dorsal, estruturas semelhantes a lábios, conhecidas como dobras neurais. Internamente, há a estrutura derivada das dobras neurais, o tubo neural, portanto com origem ectodérmica, a notocorda e as cavidades do celoma, ambos de origem mesodérmica, e o arquêntero, de origem endodérmica. O processo de formação dessas estruturas é conhecido como Neurulação.
Comentários
Postar um comentário